Curiosidades sobre o Concorde



Um vôo de Nova York a Paris tem em media 8hrs de duração, mas e se eu te dissesse que a 10 anos atrás isso podia levar apenas 3 HORAS? Bom, levava 3 horas para as pessoas abonadas que podiam pagar a passagem do lendário Concorde, uma aeronave que entrou para a história da aviação por bons (e alguns maus) motivos.


União de força



O Concorde se tornou possível a partir da união de forças das indústrias aeronáuticas francesa e inglesa. O nome “concórdia”, foi escolhido para celebrar esta união.



Sonho antigo


Durante toda a década de 60, diversos países correram contra o tempo para desenvolver um avião de passageiros supersônico, que ultrapassasse a velocidade do som. A União Soviética entrou na onda, mas franceses e ingleses levaram a melhor.

Primeiros modelos



Os primeiros modelos de Concorde começaram a ser produzidos e testados em 1969. Eles passaram a ser adotados pela “British Airways” e pela “Air France”. As asas e bico, que se movia para baixo, eram marcas características do avião.

Mais rápidos do que o som



O Concorde alcançava 2.179 km/h. Isso significa que ele conseguia a velocidade 2,04 Mach, ou seja: era 2,04 vezes mais rápido do que o som. Para se ter uma ideia, um Boeing voa a no máximo 912 km/h.


Muito caro


O problema é que logo no começo da década de 70 explodiu a Crise do Petróleo, fazendo o produto e seus derivados ficarem muito mais caros. O Concorde era um avião “beberrão” e que levava poucos passageiros (até 120). Com isso, o preço da passagem ficou muito alto, alcançado valores na casa do que hoje seriam quase R$ 20 mil.

Acidente e encerramento



Em julho de 2000, um acidente fatal com um Concorde da Air France que ia de Paris a Nova York matou mais de 100 pessoas a bordo e quatro no solo. Embora a “culpa” tenha sido de um outro avião, que deixou uma peça na pista do aeroporto (e que danificou o Concorde), o acidente marcou o fim de uma era. Em 2003, o Concorde deixou de voar.





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