História da Transbrasil
1955 - A Transbrasil fundada em 05 de
Janeiro e iniciou suas operações como Sadia S.A. Transportes Aéreos.
Foi
entre as três maiores companhias do Brasil atrás da Varig e Vasp.
O início regular de seus serviços ocorreu no
dia 15 de Março do mesmo ano, com 35 funcionários e cinco aviões (três Douglas
DC-3 e dois Curtiss Commander C-46), em duas linhas: Joaçaba - Londrina - Baurú
- Ribeirão Preto e Joaçaba - São Paulo - Videira - Florianópolis, com três
frequências semanais cada uma. Naquela época, haviam 11 (onze) empresas aéreas
regulares em funcionamento no país, transportando cargas e passageiros.
1959 - O processo de seleção natural e a
necessidade de substituir os aviões adquiridos no fim da década de 1940
gradualmente, reduz o número das empresas ativas no setor da avião
comercial regular. Agora elas são apenas 7 (Varig, Vasp, Panair, Sadia, Cruzeiro,
Sava e Nacional). Mas a Sadia continua crescendo, aumentando sua frota e
ampliando suas rotas.
1962 - A Sadia dá um salto quantitativo
importante: adquire a empresa "Transportes Aéreos Salvador" e fica
assim de posse de 15 bimotores DC-3 e 12 bimotores C-46, com linhas servindo a
53 cidades e 15 capitais.
1967 - A Sadia dá um salto qualitativo,
padronizando sua frota com aeronaves de propulsão turbohélice, cabina
pressurizada e equipadas com radar meteorológico. O modelo escolhido foi o
"Dart Herald" - inglês, de asa alta. Assim agindo, a empresa
adiantou-se cerca de cinco anos em relação as demais companhias brasileiras de
aviação comercial.
1968 - A Sadia abre seu capital e
distribui ações entre seus funcionários. Rapidamente adquire a condição de
empresa de capital aberto, com mais de 800 acionistas e registro no Banco do
Brasil.
1970 - A Sadia coloca em operação o
jato bimotor BAC "One Eleven" modelo 500 e, com ele, introduz no
Brasil novos padrões de atendimento aos passageiros. Quebra, também, vários
recordes mundiais de utilização máxima de aeronaves para curto e médio
trajetos.
1972 - A Assembleia Geral da empresa
toma duas importantes deliberações: mudar a razão social de "Sadia S.A.
Transportes Aéreos", para "TransBrasil S.A. linhas Aéreas" e
transferir sua sede para Brasília.
1973 - Outra iniciativa pioneira: a
Transbrasil torna-se a primeira empresa aérea comercial a operar o avião
nacional "Bandeirante" EMB-110, fabricado pela Embraer, em
substituição aos ingleses Dart Herald.
1974 - O Transbrasil começa a retirar
gradualmente o restante Bandeirantes, Heralds e 1-11s, substituindo-os
pelo Boeing 727 -100.
1979 - sua frota consistiu somente de
727-100s.
1983 - O primeiro Boeing 767-200 é entregue e a Transbrasil inicia suas
operações internacionais, inicialmente com vôos fretados - e desde 1989, com
serviço regular - para Miami , Orlando e Washington DC .
1987 - Após um pedido formal de seu
presidente Omar Fontana, o governo brasileiro assumiu a administração da
Transbrasil.
1989 - A intervenção foi
cancelada devido a discordância de Fontana com os oficiais da força aérea
brasileira nomeados para dirigir a empresa
1990, a frota da Transbrasil era
composta por três 767-200, três Boeing 707 para o serviço de carga e
passageiros (operados pela sua empresa afiliada, Aerobrasil) e 15 por Boeing 737-300 e
400.
Além
de vôos domésticos para a maioria das grandes cidades brasileiras, a
Transbrasil ofereceu serviços regulares e charter para Miami, Orlando, Nova
York, Washington, Buenos Aires, Viena, Amsterdã, Londres e até
Pequim. Durante algum tempo, devido ao desconto nos preços dos ingressos e
uma agressiva estratégia comercial, a Transbrasil ultrapassou a VASP como a
segunda maior companhia aérea brasileira.
1994 - A Transbrasil criou
sua subsidiária regional Interbrasil STAR para
operar como transportadora .
1995 - Sua subsidiária entrou em
operação em 3 de julho.
1995 - Houve até mesmo voos para
a China (via Amsterdam),
mas estes, como todos os outros, não foram adiante devido a baixa demanda.
1996 - A TransBrasil chegou a
cogitar 5 B777 que iriam operar em suas rotas internacionais para
os EUA e a Europa. A configuracão escolhida pela empresa era de 305
passageiros. Os modelos seriam equipados com turbinas Trent 800 da Rolls Royce.
1998 - Omar deixou o dia a dia da
empresa em virtude de sua saúde mas antes, assistiu ao cancelamento de todos os
voos internacionais e, no front doméstico,
ao encolhimento da empresa que fundou. No mesmo ano ganhou a ação que movera
contra o governo, mas isso não foi suficiente para abrandar a crise.
2000 - O seu fundador Omar Fontana
falece em 8 de dezembro.
2001 - A Transbrasil ficou sem
crédito para a compra de combustível: todos os seus voos foram cancelados. No
dia seguinte funcionários fizeram protestos, exigindo o pagamento de salários
atrasados. O leasing das
aeronaves estão suspensos e as aeronaves devolvidas. Para piorar a situação a
TransBrasil fez uma promoção entre os meses de novembro e dezembro , concedendo
descontos de até 50% nas suas passagens, deixando milhares de passageiros sem
outra alternativa - muitos acreditam que foi má fé, visto que a companhia já
estava "com seus dias contados". A Gol e o Grupo Varig atenderam
milhares de passageiros, mas temendo outro calote também cancelaram essa
parceria.
2003 - A empresa foi declarada falida
após solicitação de um de seus principais devedores - GE empresa de leasing de aeronaves.
2009 - O Supremo Tribunal
Federal iniciou a análise da legalidade da falência da Transbrasil. A
falência foi confirmada em 2 de outubro do mesmo.
2010 - A dívida que causou a falência da Transbrasil foi
invalidada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
Vejam o vídeo aonde o Comandante Omar Fontana fala sobre a Crise que a
TransBrasil estava passando, muito emocionante Vejam o vídeo
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