História da Transbrasil




1955 - A Transbrasil fundada em 05 de Janeiro e  iniciou suas operações como Sadia S.A. Transportes Aéreos.
Foi entre as três maiores companhias do Brasil atrás da Varig Vasp.
O início regular de seus serviços ocorreu no dia 15 de Março do mesmo ano, com 35 funcionários e cinco aviões (três Douglas DC-3 e dois Curtiss Commander C-46), em duas linhas: Joaçaba - Londrina - Baurú - Ribeirão Preto e Joaçaba - São Paulo - Videira - Florianópolis, com três frequências semanais cada uma. Naquela época, haviam 11 (onze) empresas aéreas regulares em funcionamento no país, transportando cargas e passageiros.

1959 - O processo de seleção natural e a necessidade de substituir os aviões adquiridos no fim da década de 1940 gradualmente, reduz o número das empresas ativas  no setor da avião comercial regular. Agora elas são apenas 7 (Varig, Vasp, Panair, Sadia, Cruzeiro, Sava e Nacional). Mas a Sadia continua crescendo, aumentando sua frota e ampliando suas rotas.

1962 - A Sadia dá um salto quantitativo importante: adquire a empresa "Transportes Aéreos Salvador" e fica assim de posse de 15 bimotores DC-3 e 12 bimotores C-46, com linhas servindo a 53 cidades e 15 capitais.

1967 - A Sadia dá um salto qualitativo, padronizando sua frota com aeronaves de propulsão turbohélice, cabina pressurizada e equipadas com radar meteorológico. O modelo escolhido foi o "Dart Herald" - inglês, de asa alta. Assim agindo, a empresa adiantou-se cerca de cinco anos em relação as demais companhias brasileiras de aviação comercial.

1968 - A Sadia abre seu capital e distribui ações entre seus funcionários. Rapidamente adquire a condição de empresa de capital aberto, com mais de 800 acionistas e registro no Banco do Brasil.

1970 - A Sadia coloca em operação o jato bimotor BAC "One Eleven" modelo 500 e, com ele, introduz no Brasil novos padrões de atendimento aos passageiros. Quebra, também, vários recordes mundiais de utilização máxima de aeronaves para curto e médio trajetos.

1972 - A Assembleia Geral da empresa toma duas importantes deliberações: mudar a razão social de "Sadia S.A. Transportes Aéreos", para "TransBrasil S.A. linhas Aéreas" e transferir sua sede para Brasília.

1973 - Outra iniciativa pioneira: a Transbrasil torna-se a primeira empresa aérea comercial a operar o avião nacional "Bandeirante" EMB-110, fabricado pela Embraer, em substituição aos ingleses Dart Herald.

1974 - O Transbrasil começa a retirar gradualmente o restante Bandeirantes, Heralds e 1-11s, substituindo-os pelo Boeing 727 -100. 

1979 - sua frota consistiu somente de 727-100s.

1983 - O primeiro Boeing 767-200 é entregue e a Transbrasil inicia suas operações internacionais, inicialmente com vôos fretados - e desde 1989, com serviço regular - para Miami , Orlando e Washington DC .

1987 - Após um pedido formal de seu presidente Omar Fontana, o governo brasileiro assumiu a administração da Transbrasil.

1989 -  A intervenção foi cancelada devido a discordância de Fontana com os oficiais da força aérea brasileira nomeados para dirigir a empresa 

1990, a frota da Transbrasil era composta por três 767-200, três Boeing 707 para o serviço de carga e passageiros (operados pela sua empresa afiliada, Aerobrasil) e 15 por Boeing 737-300 e 400.
     Além de vôos domésticos para a maioria das grandes cidades brasileiras, a Transbrasil ofereceu serviços regulares e charter para Miami, Orlando, Nova York, Washington, Buenos Aires, Viena, Amsterdã, Londres e até Pequim. Durante algum tempo, devido ao desconto nos preços dos ingressos e uma agressiva estratégia comercial, a Transbrasil ultrapassou a VASP como a segunda maior companhia aérea brasileira.

1994 - A  Transbrasil criou sua subsidiária regional Interbrasil STAR para operar como transportadora .

1995 - Sua subsidiária entrou em operação em 3 de julho.
1995 - Houve até mesmo voos para a China (via Amsterdam), mas estes, como todos os outros, não foram adiante devido a baixa demanda.

1996 -  A TransBrasil chegou a cogitar  5 B777  que iriam operar em suas rotas internacionais para os EUA e a Europa. A configuracão escolhida pela empresa era de 305 passageiros. Os modelos seriam equipados com turbinas Trent 800 da Rolls Royce.

1998 - Omar deixou o dia a dia da empresa em virtude de sua saúde mas antes, assistiu ao cancelamento de todos os voos internacionais e, no front doméstico, ao encolhimento da empresa que fundou. No mesmo ano ganhou a ação que movera contra o governo, mas isso não foi suficiente para abrandar a crise.

2000 - O seu fundador Omar Fontana falece em 8 de dezembro.

2001 - A Transbrasil ficou sem crédito para a compra de combustível: todos os seus voos foram cancelados. No dia seguinte funcionários fizeram protestos, exigindo o pagamento de salários atrasados. O leasing das aeronaves estão suspensos e as aeronaves devolvidas. Para piorar a situação a TransBrasil fez uma promoção entre os meses de novembro e dezembro , concedendo descontos de até 50% nas suas passagens, deixando milhares de passageiros sem outra alternativa - muitos acreditam que foi má fé, visto que a companhia já estava "com seus dias contados". A Gol e o Grupo Varig atenderam milhares de passageiros, mas temendo outro calote também cancelaram essa parceria.

2003 - A empresa foi declarada falida após solicitação de um de seus principais devedores - GE empresa de leasing de aeronaves.

2009 - O Supremo Tribunal Federal iniciou a análise da legalidade da falência da Transbrasil. A falência foi confirmada em 2 de outubro do mesmo.

     2010 - A dívida que causou a falência da Transbrasil foi invalidada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.



Vejam o vídeo aonde o Comandante Omar Fontana fala sobre a Crise que a TransBrasil estava passando, muito emocionante Vejam o vídeo


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