Já reparou nas letras e números inscritos na fuselagem e asas dos aviões?


Já reparou nas letras e números inscritos na fuselagem e asas em aviões e helicópteros? Na aviação, essas sequências são os “prefixos aeronáuticos”, que são como as placas de identificação de carros e motos. A dos aviões, porém, valem no mundo todo.
A forma de identificação mais comum utilizada atualmente começa pelo prefixo de nacionalidade. A sigla pode ser composta por uma ou duas letras, uma letra ou um número, ou ainda uma letra e um número combinados. Já a segunda parte, separada pelo hífen, é a “marca de matrícula”, com mais três letras ou três números, ou também letras e números misturados.
No Brasil, por exemplo, as aeronaves civis são identificadas com as letras PP, PT, PR e PU, como por exemplo, PT-AVE. No Brasil, as matrículas __-X__ ou __-Z__, (PP-XEA ou PP-ZCF), são dadas a aeronaves experimentais. 


Alguns paises utilizam números, como Israel, que adota o 4X. as identificações nacionais são escolhidas pelo próprio país, que precisa depois registra-la junto à Organização Internacional de Aviação Civil. Os outros signos ( que vem após o traço) são próprias de cada aparelho. Que distribui as seqüências nos aviões no Brasil é o Ministério da Aeronáutica. “ a combinação de letras e números serve para identificar a aeronave em qualquer parte do mundo”, diz o engenheiro aeronáutico Cláudio Passos Simão, do Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo. Algumas combinações são internacionalmente proibidas,como o S, que é o código para pedir socorro, de modo a evitar confusão quando são faladas pelo rádio.
Como saber de que local o avião é?

Levando em consideração as duas letras iniciais.....

AP – Paquistão
A2 – Botsuana
A3 – Ilhas Tonga
A4O – Omã 
A5 – Butão
A6 – Emirados Árabes 
A7 – Catar
A9C – Bahein
B – China / Taiwan
B-H – Hong Kong
C – Canadá
CC – Chile
CN – Marrocos
CP – Bolivia
CS – Portugal / Macau
CU – Cuba
CX – Uruguai
C2 – Nauru
C3 – Andorra
C5 – Gâmbia
C6 – Bahamas
C9 – Moçambique
D – Alemanha
DQ – Fiji
D2 – Angola
D4 – Cabo Verde
D6 – Comores
EC – Espanha
EI – Irlanda
EK – Armênia 
EL – Libéria 
EP – Irã
ER – Moldavia
ES – Estônia
ET – Etiópia 
EW – Belarus
EX – Quirguizia
E3 – Eritreia 
F – França 
G – Grã Bretanha (Inglaterra)
HA – Hungria
HB – Suíça
HC – Equador
HH – Haiti
HI – Republica Dominicana
HK – Colômbia
HL – Coréia 
HP – Panamá
HR – Honduras
HS – Tailândia
HV – Vaticano
HZ – Arábia Saudita
H4 – Ilhas Salomão
I – Itália
JA – Japão
JU – Mongólia 
JY – Jordânia
J2 – Djibuti
J3 – Granada
J5 – Guiné Bissau
J6 – Santa Lucia
J7 – Dominica
J8 – São Vicente e Granadinas
LN – Noruega 
LV – Argentina
LX – Luxemburgo
LY – Lituânia 
LZ – Bulgária
N – Estados Unidos
OB – Peru
OD – Líbano
OE – Áustria 
OH – Finlândia 
OK – Republica Tcheca
OM – Eslováquia
OO – Bélgica
OY – Dinamarca
P – Coréia (norte e sul)
PH – Holanda
PJ – Antilhas Holandesas
PK – Indonésia
PP / PR / PT / PU – Brasil
PZ – Suriname
P2 – Papua Nova Guiné
P4 – Aruba
RA – Rússia
RDPL – Laos
RP – Filipinas
SE – Suécia
SP – Polônia
ST – Sudão
SU – Egito
SX – Grécia 
S2 – Bangladesh
S5 – Eslovênia
S7 – Seicheles
S9 – São Tomé e Príncipe 
TC – Turquia 
TF – Islândia
TG – Guatemala
TI – Costa Rica
TJ – Camarões
TL – Republica centro africana
TN – Congo
TR – Gabão
TS – Tunísia
TT – Chade
TU – Costa do Marfim
TY – Benin
TZ – Mali
T2 – Tuvalu 
T3 – Kiribati
T7 – São Marino
T9 – Bosnia Herzegovina
UK – Uzbequistão
UN – Cazaquistão
UR – Ucrânia
VH – Austrália
VN – Vietnã
VP-A – Anguillas
VP-B – Bermudas
VP-C – Ilhas Cayman
VP-F – Ilhas Falklands
VP-G – Gibraltar
VP-L – Ilhas Virgens britânica
VP-M – Montserrat
VQ-T – Ilhas Turks e Caicos
VT – Índia
V2 – Antigua
V3 – Belize
V4 – São Cristóvão e Nevis
V5 – Namíbia
V6 – Micronésia
V7 – Ilhas Marshall
V8 – Brunei
XA/XB/XC – México
XT – Burkina Fasso
XU – Camboja
XY - Mianmar

Comentários

  1. Engraçado é que os últimos A321 da Latam Brasil estão em fase experimental deste à sua chegada ao Brasil. XPA XPB XPC e etc...

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