Aniversário da TAP Portugal
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém
Hoje
contaremos um pouco sobre essa linda empresa que ganhou o coração de todos os
portugueses e brasileiros.
Hoje
ela é uma das mais fortes no cenário mundial da aviação civil e ao poucos vem
se fortalecendo no mercado brasileiro.
A TAP Portugal fundada a 14 de março de 1945 pelo
secretariado da aeronáutica civil de Portugal Humberto Delgado com o nome Transportes
Aéreos Portugueses, é a companhia aérea de bandeira portuguesa,
com sede em Lisboa.
Em 1946
a TAP Portugal inaugura a rota Lisboa / Madrid, no mesmo ano é inaugurada a
rota Lisboa/Luanda/Lourenço Marques com
doze escalas e duração de 15 dias (ida e volta), sendo a mais extensa linha a
nível mundial operada com os aviões bimotores.
Em 1948 a TAP Portugal torna-se membro efetivo da IATA.
Em 1953
ela passa de serviço publico a sociedade anônima de responsabilidade limitada
com capitais mistos, mas com a maioria do estado Português.
Em 1955
o quadrimotor de longo alcance lockheed 1049 super constellation começa a operar na linha da
África e nesse mesmo ano começa o voo experimental com um DC-4 para o Rio de
Janeiro.
Em 1960
a TAP inaugura o “” Voo da Amizade ”” entre
Lisboa e Rio de Janeiro destinado a
portugueses e brasileiros com tarifas da metade do preço na época.
Em 1966
é inaugurada a linha para o Rio de Janeiro celebrando a chegada a Guanabara do
Hidroavião Santa Cruz.
Em 1967
a TAP passa a ser a primeira companhia aérea
europeia a operar com aviões a jato.
Em 1970
foram criadas novas linhas comerciais de Montreal no Canada e Ponta Delgada e
Ilha Terceira nos Açores.
Em 1975
a Cia aérea é nacionalizada passando a ser empresa pública, quatro ano mais
tarde ela passa a se chamar TAP Air Portugal.
Em 1980
é adotada novos uniformes novo logotipo e novas decorações nas suas aeronaves.
No mesmo ano a TAP registra prejuízos devido ao aumento do petróleo mas ela se
destaca pelas manutenção de seus aviões e de outra cias aéreas internacionais
sendo uma das mais conceituadas do mundo.
Em 1984
constitui a turística Air Portugal Tours
Em 1985
inaugura o museu TAP. Nesse ano cria a Air Atlantis empresa subsidiária para operações
charter, e cria a Linhas Aéreas Regionais – LAR.
Em 1991
a TAP é transformada em sociedade Anônima de Capitais Maioritariamente Públicos.
Em 1994
é lançado o plano econômico financeiro e de saneamento econômico para a
recuperação da empresa, cinco anos mais tarde é lançado o conjunto de orientações
estratégicas para a TAP no futuro designado de Modernização e Recuperação da
TAP.
Em 2003
surge o grupo TAP tendo como Holding a TAP SGPS S.A. Depois de muitos anos a
TAP passa a apresentar lucros após a recuperação econômico financeira iniciada
na década anterior.
Em 2005
ano da comemoração dos 60 anos da companhia aérea é alterada a imagem da
empresa criando um novo logotipo e alterada a denominação para TAP PORTUGAL
passando a fazer parte também da STAR ALLIANCE.
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém
Em 2006
assume o controle da Varig Engenharia e Manutenção o maior centro de manutenção
da América do Sul.
Em 2007
a integração da TAP e PGA é concretizada, após ter adquirido a Portugália foi
considerada durante cinco anos consecutivos a melhor cia aérea regional da
Europa.
Em 2012
a TAP esteve envolvida num processo de privatização em que o principal
interessado e único no fim do processo era Germán Efromovich CEO da Avianca. No
dia 20 de Dezembro o governo português decidiu adiar para 2013 a venda da TAP.
Em 2014
o governo anunciou que o processo de privatização foi reaberto, sendo que a privatização
ficaria assim: 61% das vendas para os investidores diretos, 5% para os
trabalhadores da TAP SGPS e os 34% para o governo durante dois anos.
Em 2015
no dia 15 de Maio os interessados foram David Neeleman CEO da Azul Linhas
Aéreas, JetBlue Airways e WestJet, Germán Efromovich CEO da Avianca e Miguel
Pais do Amaral um empresário e piloto amador. Em 11 de Junho de 2015 foi
confirmado que a proposta de compra da TAP PORTUGAL por David Neeleman e
Humberto Pedrosa havia sido aceite pelo governo Português.
Em 2016
foi anunciado pela TAP PORTUGAL a mudança e consequente extinção da marca PGA –
Portugália Airlines sendo substituída pela nova marca TAP Express, também sendo
substituído as aeronaves Fokker 100 e Embraer 145 pelos novos Embraer 190 e ATR
72.
Em 2017
Durante o processo de privatização, o futuro novo
dono, o consórcio Gateway, tendo à frente David Neeleman e Humberto Pedrosa,
pretendem contratar novos aviões, num total de 53, nomeadamente o Airbus
A330neo (o primeiro previsto para 2017, num total de 14) e o Airbus A321neo LR
(num total de 39). Em relação aos A350, Neeleman informou que contatou a Airbus
para substituir a sua encomenda pelos A330neo.
Hoje a nossa querida TAP PORTUGAL está completando 72 anos de
existência, nós da Página Linhas Aéreas desejamos
a todos os que fazem dessa belíssima empresa aérea uma das formidáveis do mundo
os parabéns, e que venham muitos e muitos anos de existência.
Parabéns
TAP Portugal
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém
Sigam o nosso querido amigo Daniel Prado no instagram
Comentários
Postar um comentário