Aniversário da TAP Portugal


By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém 

Hoje contaremos um pouco sobre essa linda empresa que ganhou o coração de todos os portugueses e brasileiros.
Hoje ela é uma das mais fortes no cenário mundial da aviação civil e ao poucos vem se fortalecendo no mercado brasileiro.
  TAP Portugal fundada a 14 de março de 1945 pelo secretariado da aeronáutica civil de Portugal Humberto Delgado com o nome Transportes Aéreos Portugueses, é a companhia aérea de bandeira portuguesa, com sede em Lisboa.
Em 1946 a TAP Portugal inaugura a rota Lisboa / Madrid, no mesmo ano é inaugurada a rota Lisboa/Luanda/Lourenço Marques  com doze escalas e duração de 15 dias (ida e volta), sendo a mais extensa linha a nível mundial operada com os aviões bimotores.
Em 1948 a TAP Portugal torna-se membro efetivo da IATA.
Em 1953 ela passa de serviço publico a sociedade anônima de responsabilidade limitada com capitais mistos, mas com a maioria do estado Português.
Em 1955 o quadrimotor de longo alcance lockheed 1049 super  constellation começa a operar na linha da África e nesse mesmo ano começa o voo experimental com um DC-4 para o Rio de Janeiro.
Em 1960 a TAP inaugura o “”  Voo da Amizade ”” entre Lisboa e Rio de Janeiro  destinado a portugueses e brasileiros com tarifas da metade do preço na época.
Em 1966 é inaugurada a linha para o Rio de Janeiro celebrando a chegada a Guanabara do Hidroavião Santa Cruz.
Em 1967 a TAP  passa a ser a primeira companhia aérea europeia a operar com aviões a jato.
Em 1970 foram criadas novas linhas comerciais de Montreal no Canada e Ponta Delgada e Ilha Terceira nos Açores.
Em 1975 a Cia aérea é nacionalizada passando a ser empresa pública, quatro ano mais tarde ela passa a se chamar TAP Air Portugal.
Em 1980 é adotada novos uniformes novo logotipo e novas decorações nas suas aeronaves. No mesmo ano a TAP registra prejuízos devido ao aumento do petróleo mas ela se destaca pelas manutenção de seus aviões e de outra cias aéreas internacionais sendo uma das mais conceituadas do mundo.
Em 1984 constitui a turística Air Portugal Tours
Em 1985 inaugura o museu TAP. Nesse ano cria a Air Atlantis empresa subsidiária para operações charter, e cria a Linhas Aéreas Regionais – LAR.
Em 1991 a TAP é transformada em sociedade Anônima de Capitais Maioritariamente Públicos.
Em 1994 é lançado o plano econômico financeiro e de saneamento econômico para a recuperação da empresa, cinco anos mais tarde é lançado o conjunto de orientações estratégicas para a TAP no futuro designado de Modernização e Recuperação da TAP.
Em 2003 surge o grupo TAP tendo como Holding a TAP SGPS S.A. Depois de muitos anos a TAP passa a apresentar lucros após a recuperação econômico financeira iniciada na década anterior.
Em 2005 ano da comemoração dos 60 anos da companhia aérea é alterada a imagem da empresa criando um novo logotipo e alterada a denominação para TAP PORTUGAL passando a fazer parte também da STAR ALLIANCE.
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém 


Em 2006 assume o controle da Varig Engenharia e Manutenção o maior centro de manutenção da América do Sul.
Em 2007 a integração da TAP e PGA é concretizada, após ter adquirido a Portugália foi considerada durante cinco anos consecutivos a melhor cia aérea regional da Europa.
Em 2012 a TAP esteve envolvida num processo de privatização em que o principal interessado e único no fim do processo era Germán Efromovich CEO da Avianca. No dia 20 de Dezembro o governo português decidiu adiar para 2013 a venda da TAP.
Em 2014 o governo anunciou que o processo de privatização foi reaberto, sendo que a privatização ficaria assim: 61% das vendas para os investidores diretos, 5% para os trabalhadores da TAP SGPS e os 34% para o governo durante dois anos.
Em 2015 no dia 15 de Maio os interessados foram David Neeleman CEO da Azul Linhas Aéreas, JetBlue Airways e WestJet, Germán Efromovich CEO da Avianca e Miguel Pais do Amaral um empresário e piloto amador. Em 11 de Junho de 2015 foi confirmado que a proposta de compra da TAP PORTUGAL por David Neeleman e Humberto Pedrosa havia sido aceite pelo governo Português.
Em 2016 foi anunciado pela TAP PORTUGAL a mudança e consequente extinção da marca PGA – Portugália Airlines sendo substituída pela nova marca TAP Express, também sendo substituído as aeronaves Fokker 100 e Embraer 145 pelos novos Embraer 190 e ATR 72.
Em 2017   Durante o processo de privatização, o futuro novo dono, o consórcio Gateway, tendo à frente David Neeleman e Humberto Pedrosa, pretendem contratar novos aviões, num total de 53, nomeadamente o Airbus A330neo (o primeiro previsto para 2017, num total de 14) e o Airbus A321neo LR (num total de 39). Em relação aos A350, Neeleman informou que contatou a Airbus para substituir a sua encomenda pelos A330neo.
Hoje a nossa querida TAP PORTUGAL está completando 72 anos de existência,  nós da Página Linhas Aéreas desejamos a todos os que fazem dessa belíssima empresa aérea uma das formidáveis do mundo os parabéns, e que venham muitos e muitos anos de existência.
                                                                      


                                  Parabéns TAP Portugal 🎈🎉🎊🎁🎈🎉🎊🎁
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém 
 By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém 
 By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém 
 By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém 
By: Daniel Prado no Aeroporto Internacional de Belém 

Sigam o nosso querido amigo Daniel Prado no instagram 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas do jogo Airline Manager

Suposta compra de A340-300 pela Varig para substituir os robustos MD-11.

História da Transbrasil